sábado, 17 de janeiro de 2009

ESPANHOL







CASA DE CULTURA HISPÂNICA


A Casa de Cultura Hispânica da Universidade Federal do Ceará foi fundada mediante convênio celebrado entre a UFC, pelo seu então Reitor e Fundador Professor Antônio Martins Filho e o Instituto de Cultura Hispânica de Madrid, hoje Instituto de Cooperación Ibero-americana.
Começou a funcionar em 12 de outubro de 1961, dirigido pelo professor Adolfo Cuadrado Muñiz, enviado pela Espanha, que continuou nessa função por curto espaço de tempo e teve que afastar-se de Fortaleza para ocupar funções de consultor da UNESCO.


Hoje essa Casa tem cerca de mil alunos e conta com uma equipe de seis professores efetivos, três substitutos, estagiários da disciplina de prática de ensino, um bolsista de assistência e um servidor técnico – administrativo. O estudo da Língua Espanhola é ministrado em sete semestres, o que permite iniciar o conhecimento da rica literatura escrita em Castelhano, incluindo a literatura hispano-americana.
Através desses anos, a Casa de Cultura Hispânica tem capacitado à grande maioria de professores que ensina a língua em Fortaleza, onde a demanda está aumentando dia-a-dia. Em 1991 conseguiu a reabertura da Licenciatura em Espanhol na Faculdade de Letras da UFC, desativada por um espaço de 28 anos, e que hoje conta com um número crescente de alunos. Aqui se fundou a Associação de Professores de Espanhol do Estado do Ceará, através da qual os professores realizam o curso que dita a Universidade da Salamanca. Esta Casa também estabeleceu uma valiosa relação com a Assessoria Lingüística da Embaixada da Espanha que tem proporcionado curso de aperfeiçoamento e capacitação de professores do Ceará e tem permitido que se realizem regularmente em Fortaleza, há quinze anos, os exames de Espanhol como Língua Estrangeira da Universidade de Salamanca com um número constante de candidatos.


Curso Básico de Língua Espanhola é composto de sete semestres, totalizando uma carga horária de 420 horas. O curso tem como objetivo principal habilitar o aluno a comunicar-se de forma oral e escrita, utilizando corretamente as estruturas de nível básico da Língua Espanhola. Por outro lado, o curso também realiza difusão dos valores culturais dos países de Língua Espanhola, principalmente da Espanha, junto à comunidade universitária e à comunidade em geral.



ESPECIALIZAÇÃO EM TRADUÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA
Curso reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura, pela Associação Brasileira de Tradutores (ABRATES) e pelo Sindicato de Tradutores (SINTRA)

Início das aulas: Dias 14 e 15 de março de 2009

Duração: 18 meses

Investimento: R$ 189,00 x 24 meses

Vagas: 50 vagas

Público - Alvo: Pessoas com qualquer Graduação - não necessariamente em Letras / Espanhol - mas com elevado conhecimento de Espanhol.

Temas: Parte Teórica, Parte Prática, Tradução Literária, Técnica, Legenda de Filmes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário